Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Áreas de cultivo de moluscos são interditadas em 2 cidades de SC
25/03/2024 11:07 em Geral

Quatro áreas de cultivos de moluscos bivalves em duas cidades de Santa Catarina foram interditadas para a retirada, venda e consumo desses animais, informou a Secretaria de Estado da Agricultura.

A medida foi feita por causa da presença de uma toxina em limites superiores aos previstos pela legislação.

 

  • As quatro áreas interditadas são:

 

 

As interdições foram confirmadas na sexta-feira (22). Essas áreas são cultivos de ostras mexilhões, vieiras e berbigões.

A toxina detectada é a ficotoxina ácido okadaico. Quando consumida por pessoas, ela pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

 

Desta forma, a secretaria orientou que restaurantes e consumidores precisam ficar atentos para comprarem moluscos com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, SIF), garantindo assim a procedência destes produtos.

Áreas de cultivo de moluscos bivalves — Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Áreas de cultivo de moluscos bivalves — Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

As instituições públicas responsáveis pela fiscalização sanitária do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para que tomem as providências pertinentes.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) fará novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Conforme os resultados dessas análises, será definida a liberação ou manutenção da interdição das áreas afetadas.

Em caso de sintomas, a pessoa que tenha consumido esse alimento deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima, orientou a secretaria

 

Fonte: G1 NSC

COMENTÁRIOS