Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Cidade de SC decreta emergência por causa de infestação de maruins
28/03/2024 06:13 em Geral

Luiz Alves, cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (27) por causa do aumento da população de maruins. Os moradores do município relatam desconforto devido às picadas do inseto.

 

O decreto descreve uma situação endêmica do maruim, um mosquito do gênero Culicoides. O município tem 11.684 habitantes, de acordo com o Censo 2022.

 

O que diz o decreto

 

De acordo com o documento, os moradores relatam desconforto com as picadas.

 

Também descreve que o inseto está espalhado tanto na área urbana quanto rural do município. O decreto reforça que a disseminação do maruim dificulta ou impede a exposição dos moradores ao ar livre, principalmente de bebê e idosos.

 

Além disso, como há muita atividade agrícola no município, os produtores ficam expostos ao inseto enquanto trabalham na lavoura e na pós-colheita, na hora de embalar as mercadorias.

 

O decreto reforça, ainda, que "as picadas podem evoluir para reações alérgicas graves, feridas, que podem ser porta de entrada para microrganismos patogênicos, que exigem cuidados médicos" e que repelentes e outros métodos químicos se mostraram ineficazes contra o inseto.

 

Autorizações

 

Pelo documento, autoridades administrativas e agentes contratados para o combate ao maruim ficam autorizados a entrar em propriedades particulares para identificar possíveis criadouros.

 

 

Somado a isso, o decreto dispensa licitação para a compra de bens necessários às atividades de resposta ao estado de emergência.

 

 

Fonte:Portal de Schoeder

COMENTÁRIOS