Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Vacinação contra a gripe em Corupá é liberada para toda a população A imunização ocorre em todos os postos de saúde.
06/05/2024 09:26 em Saúde

 

A Prefeitura de Corupá, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a partir desta sexta-feira (03/05/2024), a Campanha de Vacinação contra a gripe será expandida em Santa Catarina. Desta forma, as doses remanescentes do imunizante estão autorizadas para aplicação em toda a população com idade acima de 6 meses.

Essa decisão segue a orientação do Ministério da Saúde (MS), que recomenda a utilização das doses excedentes na população em geral, considerando o elevado número de internações decorrentes da gripe.

Com essa ampliação, a Saúde visa diminuir as hospitalizações e casos graves ocasionados pela doença. Dados fornecidos pelo setor de epidemiologia mostram que a cobertura vacinal em Corupá está em níveis preocupantes. Até agora, de um total de 2.508 idosos que deveriam se vacinar, apenas 832 procuraram as unidades de saúde, o que representa 33,17%. Já em relação às crianças, apenas 135 tomaram a vacina, o que equivale a 17,68% desse público, que é de 973.

920 pessoas com comorbidades eram esperadas para se vacinar, porém, apenas 195 (21,20%) se imunizaram. Ainda de acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Corupá, apenas 3,27% das 306 pessoas com deficiência tomaram a dose. Os números melhoram um pouco em relação aos professores, quando eram esperados 395 e 144 (36,46%) compareceram aos postos para vacinação.

Por fim, o melhor resultado está na classe dos profissionais de saúde, quando se esperavam vacinar 234, mas 309 (132,20%) se imunizaram contra a gripe.

A secretária de Saúde de Corupá, Andressa Fischer, salienta que a vacinação continua disponível para os grupos prioritários e destaca a importância de que as pessoas mais suscetíveis se imunizem contra a gripe, visto que esse grupo tem maior propensão a adoecer gravemente devido ao vírus influenza.

As doses estão sendo aplicadas de segunda a sexta, das 07h30 às 11h e das 12h30 às 16h, nas quatro unidades de saúde do município.

A vacina fornecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B.

Andressa explica que a proteção só é efetiva após duas a três semanas da aplicação da dose, por isso enfatiza a importância de se vacinar o mais rápido possível, prevenindo casos graves, hospitalizações e óbitos por gripe. “É importante ressaltar que crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias”, observou a Secretária de Saúde de Corupá.

 

Prefeitura Municipal de Corupá

Diretoria de Comunicação

COMENTÁRIOS